• Whatsapp: (54) 98406-1738 | Atendimento: (54) 3522-5275

O QUE É ILUMINAÇÃO PÚBLICA?

A Iluminação pública, ou iluminação urbana é a iluminação que compõe o cenário urbano e rural de uma cidade, englobando praças, ruas, túneis até monumentos, fachadas e jardins públicos.

A principal função da Iluminação pública, é permitir uma boa visualização do exterior, principalmente no período da noite, podendo ser utilizada, por exemplo, para iluminar uma estrada ajudando a evitar acidentes de trânsito, ou até como decoração para valorizar elementos como prédios históricos, praças, jardins, etc.

Como a iluminação pública é projetada?

A Iluminação pública diz respeito à um projeto luminotécnico, criado algum profissional qualificado. Estes profissionais avaliam fatores como raio de iluminação, lâmpadas utilizadas, segurança no ambiente, iluminação funcional ou decorativa.

A elaboração de um projeto luminotécnico, como já comentamos, é feita a partir de fatores como a análise funcional dos ambientes, a quantidade de luz que será necessária para cada espaço e ainda o cálculo do nível de iluminação, não apenas para o conforto visual ou a estética do local, mas também auxiliar na economia de energia elétrica. 

É importante que a Iluminação pública seja pensada para cada espaço de maneira diferenciada, pois a iluminação de uma via não pode ser a mesma de uma praça, por exemplo. Para uma é necessário que proporcione visibilidade e conforto, para não atrapalhar os motoristas e causar acidentes, para outra é necessário perceber qual luz é mais adequada para ressaltar decorações, monumentos, jardins, calçadas e fontes d’água, etc.

Por que utilizar LED na iluminação pública?

A Iluminação LED, quando utilizadas na iluminação pública, oferece maior conforto visual, são mais econômicas que as demais lâmpadas disponíveis no mercado e oferecem maior segurança por projetarem de maneira uniforme e difusa a iluminação nas vias públicas.

Atualmente lugares onde a iluminação LED ainda não foi instalada vem procurando realizar projetos luminotécnicos, a fim de viabilizar a troca e/ou substituição das lâmpadas utilizadas atualmente, buscando principalmente um aumento na economia de energia, tendo em vista que a iluminação LED é mais econômica e exige menor manutenção com o passar do tempo quando comparadas com as outras. 

Sabemos que os gastos com energia, para iluminar vias públicas, corresponde a cerca 4,5% da demanda do país e  3% do consumo total de energia elétrica. Por isso a importância de realizar um bom projeto luminotécnico para iluminação pública e, dessa forma, escolher corretamente o tipo de iluminação, posicionamento de postes entre outros inúmeros fatores que podem impactar direta ou indiretamente na iluminação dos locais.

A principal função da iluminação pública é promover uma boa luminosidade, auxiliando carros, pedestres e animais, trazendo conforto visual e possibilidade de ir e vir com segurança a qualquer hora.

Tipos de iluminação pública

É possível encontrar no mercado inúmeras marcas e modelos de produtos para iluminação pública. O que precisa ser levado em consideração é que poucas são as marcas que disponibilizam produtos de qualidade alinhados a um projeto luminotécnico pensado e planejado de forma exclusiva para cada cliente.

A ESB LIGHT é uma empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e venda de luminárias LED de alta performance e oferece aos clientes soluções completas em iluminação esportiva que vão desde o projeto luminotécnico, automação e controle.

Nossa linha pública conta com luminárias capazes de oferecer uma redução significativa no consumo de energia elétrica, são elas:

LUMINÁRIA POSTE INJETADA

Esta linha foi desenvolvida para atender todas as normas e requisitos da portaria 20 do INMETRO. Além de oferecer uma ótima luminosidade e uniformidade, é ideal para a iluminação de vias públicas. Permite o gerenciamento remoto a partir do sistema de telegestão que já acompanha a luminária.

A Luminária Poste Injetada conta com sistema de proteção 10kv/10ka, sistema de telegestão e ainda drive renderizável.

LUMINÁRIA POSTE COMPACTA INJETADA

A Luminária Poste Compacta Injetada proporciona um baixo consumo de energia, e a utilização de lentes permite sua aplicação nas mais diversas áreas, tornando-a uma opção extremamente versátil.

Além disso, é possível utilizar lentes conforme a demanda do cliente (60º, 90º, STREET), possui inclinação de ângulo de instalação e seu acionamento pode ser feito através de fotocélula.

LUMINÁRIA ORNAMENTAL BELLA

A linha de Luminária Ornamental da ESB Light possui um design moderno aliado a um ótimo desempenho luminotécnico e um baixo consumo de energia. Este produto foi pensado para a utilização em áreas externas buscando uma harmonização com o ambiente. Deixa o ambiente com um toque sofisticado e moderno. Possui pintura eletrostática a pó, o que possibilita a escolha da cor pelo cliente e também garante proteção contra oxidação. Atende às especificações normativas do Brasil.

LUMINÁRIA POSTE INJETADA SMART

A Luminária Poste Injetada Smart foi desenvolvida com base na normativa do INMETRO, portaria 20/2017, juntando maior praticidade e tecnologia para o usuário, seja ele gestão pública ou privada e também clientes em geral. 

O sistema oferece vídeo de monitoramento acoplado que, além de reduzir em torno de 40% do custo comparado ao modelo tradicional, oferece um melhor ângulo de filmagem. Ela também possui opção wifi para acesso à população geral, podendo ser utilizado para direcionar pessoas em determinado local como praças, comércio, segurança municipal, entre outras possibilidades.

A Luminária Poste Injetada Smart proporciona melhor iluminação, maior segurança para as pessoas que utilizam os espaços, praticidade e inclusão digital.