Atendimento: (54) 3522-5275  

Principal avenida de Esteio terá iluminação com lâmpadas de led

O projeto de instalação de lâmpadas de led em Esteio, mais eficientes e econômicas, avançou para a principal via da cidade. Nesta quarta-feira (23), equipes da manutenção da iluminação pública da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) iniciaram a troca das luminárias na Av. Presidente Vargas, que terá a substituição em toda a sua extensão. Neste primeiro momento, a troca está sendo realizada da Rua 24 de Agosto até a Av. Padre Claret. Em seguida, a mudança será feita da Rua 24 de Agosto até Canoas.

Atualmente, o processo de modernização e eficientização do sistema de iluminação pública da cidade está contemplando todas as vias na área delimitada pela Av. Padre Claret, Rua Rio Grande, Av. Brasil, Rua Maurício Cardoso e Av. Presidente Vargas. A previsão é instalar 1.326 luminárias de led nessa região. Dentro desta etapa, a Rua Maurício Cardoso e vias do Bairro São Sebastião englobadas pelo projeto, como Bento Gonçalves, Teodomiro Porto da Fonseca, Ezequiel Nunes Filho, Travessa Uruguai, entre outras, já estão com a nova iluminação.

A Prefeitura investiu R$ 657.869,82 na aquisição das luminárias, cuja potência varia de 75 a 120 Watts. De acordo com a SMOSU, responsável pelo projeto, as lâmpadas de led consomem cerca de 50% menos energia. Segundo estudos da pasta, os equipamentos têm uma durabilidade até seis vezes maior que das lâmpadas atualmente utilizadas. Além disso, não necessitam de reatores, que também queimam e precisam ser substituídos, demandando tempo e recursos. Segundo a Central Integrada de Atendimento ao Cidadão, órgão que administra o eOuve, sistema que gerencia os pedidos de Ouvidoria que chegam à Prefeitura, a demanda mais solicitada é a “troca de lâmpadas queimadas”.

Maior resistência a choques mecânicos, não utilização de produtos nocivos ao meio ambiente para sua fabricação, como o mercúrio, uso de produtos quase 100% recicláveis, menor nível de aquecimento e ausência de emissão de radiação ultravioleta foram outros pontos positivos apontados pela SMOSU para optar pela compra das lâmpadas em led. A primeira fase da substituição ocorreu no Bairro Três Portos, em 2020, onde foram instaladas 116 unidades com potência luminária de 75w e 80w.

Consideradas tendência para o futuro, iluminação LED são menos agressivas ao meio ambiente, principalmente quando falamos em economia e durabilidade. Elas são capazes de durar até 25 vezes mais que as incandescentes e 3 vezes mais que as fluorescentes devido a sua grande capacidade luminosa.

ESB LIGHT é uma empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e venda de luminárias LED de alta performance e oferece aos clientes soluções completas em iluminação esportiva que vão desde o projeto luminotécnico, automação e controle, atendemos os mais altos requisitos de qualidade com o melhor custo-benefício nos setores Público, Industrial, Corporativo Comercial e Serviços Residenciais.