
O QUE É UM PROJETO LUMINOTÉCNICO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
A elaboração de um projeto luminotécnico inicia a partir da análise funcional dos ambientes, assim como a quantidade de luz que será necessária para cada espaço e ainda o cálculo do nível de iluminação, não apenas para o conforto visual ou a estética do local, mas também auxiliar na economia de energia elétrica.
Profissionais qualificados poderão auxiliar na elaboração e na aplicação de um projeto luminotécnico que melhor atenda a necessidade do seu espaço. É importante ficarmos atentos quanto a distribuição dos pontos de luz de cada um dos ambientes e algumas informações são de grande importância para isto, tais como: a medida do pé direito do local, as cores das paredes e do piso e ainda a função que a iluminação terá no espaço. Com isso, o profissional responsável pelo seu projeto luminotécnico poderá definir qual o tipo e potência ideal para suas luminárias.
O projeto luminotécnico pode ser adaptado para cada ambiente e, por este motivo, sua utilização e sua execução dependerá das tarefas que serão desenvolvidas no local, área de atuação, layout dos móveis e até mesmo as cores utilizadas. Todas estas características poderão proporcionar diferentes sensações em quem vir a utilizar os espaços.
PROJETO LUMINOTÉCNICO X AMBIENTES INTERNOS
Já comentamos anteriormente a importância em observar a funcionalidade dos espaços para que se possa construir um projeto luminotécnico eficiente e que atenda as necessidades do espaço e isso também se aplica a ambientes internos.
A partir da elaboração do projeto luminotécnico é possível definir qual o tipo de iluminação ideal para cada espaço, assim como a criação de mais ou menos pontos de iluminação. O número de pontos de iluminação é variável, dependendo do tamanho do espaço onde o projeto luminotécnico será executado.
Em ambientes internos, a iluminação pode auxiliar a modelar, ampliar, reduzir e até mesmo esconder espaços. Além disso, ela pode influenciar diretamente no conforto visual e térmico dos ambientes.
Para conseguir suprir todas as necessidades de iluminação de um ambiente interno, o profissional responsável pelo projeto luminotécnico levará em consideração características como o tipo e a potência da iluminação.
Quando bem planejado e executado, o projeto luminotécnico, além de valorizar o espaço, trará mais conforto aos ambientes e, sendo assim, precisa estar alinhado ao projeto de decoração do local.
PROJETO LUMINOTÉCNICO X AMBIENTES EXTERNOS
Ao elaborar um projeto luminotécnico para ambientes externos, o profissional responsável analisa qual a melhor maneira de valorizar os pontos que merecem e/ou necessitam destaque. Dessa forma é possível definir qual a melhor solução em relação ao tipo de lâmpada, assim como qual a potência ideal que elas precisam ter para que consigam atender todas as necessidades do local onde o projeto luminotécnico será executado.
Definir antecipadamente a posição, tipo, distribuição e quantidade de pontos de iluminação que o local deverá ter, auxiliará o profissional a executar o projeto luminotécnico de maneira correta e eficiente.
VANTAGENS EM REALIZAR UM PROJETO LUMINOTÉCNICO
A aplicação de um bom projeto luminotécnico pode resultar em inúmeras vantagens, tais como:
– Criar diferentes cenários para um mesmo ambiente;
– Melhorar o aproveitamento da iluminação;
– Utilizar soluções eficientes e menos onerosas ou poluentes;
– Personalizar ambientes e imprimir a sua marca;
– Melhor aproveitamento custo benefício;
– Eficiência e melhora da produtividade;
– Iluminação mais adequada para o projeto;
– Iluminação de acordo com as normas vigentes (ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013);
– Menor impacto ambiental.Além destas, um dos principais objetivos de um bom projeto luminotécnico é impactar positivamente na economia de energia. Atualmente as melhores alternativas, em relação não apenas a economia de energia mas também ao custo benefício, são as lâmpadas LED.
- Posted In:
- Notícias